sábado, 21 de julho de 2012

WoW após 1 ano jogando

Muitas pessoas ao me verem jogar já me perguntam por mera curiosidade ou por ter ficado interessado: Que jogo é esse ? Qual o objetivo ? O que você fazer nele ? Para cada uma dessas perguntas existem 2 formas de responder, uma forma simples e outra mais complexas e mais condizente com o jogo.

Bom para quem nunca jogou WoW e nem nada do gênero, a resposta simples é a melhor, seria: o nome do jogo é World of Warcraft, o objetivo básico e óbvio do jogo é o mesmo de qualquer game, ou seja, diversão, entretenimento. Você pode escolher personagens e através do cumprimento de missões chegar ao nível máximo, sabendo que há vários tipos diferentes de missões e que todo o jogo tem suas regras do que é permitido e o que é proibido fazer. Tai, nesse simples resumo eu disse o que é o jogo, o objetivo e o que pode ser feito.

Porém pra quem conhecesse WoW, que já jogou ou que joga ou quem conhece o gênero do jogo sabe muito bem que WoW está muito longe de ser apenas tão simples como descrito anteriormente. Até porque se fosse assim não seria afinal esse jogo de tremendo sucesso já há quase 10 anos ou mais.

WoW é um jogo que na sua forma amis complexa se fosse dá uma resposta ainda que resumida seria muito difícil, por isso nem vou tentar, ao invés disso falarei um pouco de como eu vejo esse jogo hoje após 1 ano jogando, destacando o que achei de melhor e mais relevante. O gênero dele é estratégia multijogador e online. É um jogo projetado para ser constantemente atualizado, onde periodicamente ganha nova versão ou expansão, com novos personagens, novos cenários entre muitos outros.

Tenho muita inveja de quem joga direto pelo servidor da Blizzard. Tem jogadores profissionais de WoW que disputam competições ou torneios mundiais promovidos pela Blizzard. Eu jogo em um servidor particular, que disponibiliza total acesso gratuito ao jogo e da alguns privilégios a usuários que compram contas vips. E ai surgi uma grande polemica pagar para ter privilégios em um jogo em que muitos jogam de graça. Isso faz perder a graça e a diversão do jogo porque você sabe que vai ser muito mais fácil pra quem pagou ser melhor ou mais forte no jogo por causa dos privilégios. Em um jogo em que todos buscam ser o mais forte, fica claramente desigual e em desvantagem oq eu joga de graça e assim o jogo perde muito.

Nesse servidor que eu jogo estou já a duas versões atrasado em relação ao servidor da Blizzard. Por outro lado quase que inacreditavelmente vejo moleques na lan-house se esbaldarem de jogar uma versão bem mais antiga de Warcraft e que nem é online, é pra rede interna ou intranet. É de doer em mim ao ver os garotos jogando uma versão tão antiga de Warcraft quando poderiam jogar pelo menos a versão que eu jogo, que não é a amis atual mas também não é tão antiga. Mas o que vale é que eles se divertem. Já estão acostumados aquela versão e eles já jogavam Warcraft muito antes de mim, calculo que no mínimo uns 2 anos antes de eu começar a jogar WoW, eles já sabiam tudo de Warcraft.

No WoW é assim, tem coisas que pra mim são bem desagradáveis por exemplo: tem certos servidores privados que te permite começar a jogar já a partir do nível máximo o que é injusto com quem começa jogando lá do nível 1 e leva meses upando até chegar no 80. Apesar disso eu ainda prefiro jogar do bom e velho jeito que é começando do começo, no nível 1. Tem certas horas que você fica com grande ansiedade querendo upar rápido, oq eu nesse caso é bom pois aumenta a adrenalina. E outra coisa são os jogadores ilegais ou Hacks.

A parte gráfica do jogo lembra os filmes Avatar e Senhor dos Anéis. A parte sonora é arrasadora. A jogabilidade é sensacional.

Para concluir, digo que WoW é um jogo muito superior a todos os jogos que eu já joguei e é garantia absoluta de muita diversão, que é o objetivo principal de todo game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário